BREVE HISTÓRICO DA ABKW E DA WADO-KAI 

 por José Lezon 

"A minha presença no Brasil deve-se unicamente ao Professor Maicon Nonoyama.
Curiosamente, tudo se iniciou com o envio de um e-mail meu com a apresentação do meu currículo e disponibilizando-me a dar apoio técnico a quem o desejasse.

A resposta não se fez esperar por muito tempo, o Maicon respondeu dentro de poucas horas, e, a partir daí, se iniciou o nosso relacionamento.

Foi então que comecei a tomar consciência da situação em que se encontram muitos professores e alunos de Wado, o que me deixou bastante estupefacto como correm as coisas por aqui…Salvo uma ou outra excepção, a realidade existente no que diz respeito ao Wado-Ryu não é nada agradável.

Verifica-se a existência de vários grupos e professores que estão isolados, sem quaisquer ligações a Associações ou a Federações credíveis. Como consequência, todos ficam a perder imenso, incluindo o próprio Wado-Ryu, já que, em muitos casos, ele acaba por ser totalmente adulterado.

Devo dizer que em Portugal se passou exactamente o mesmo em relação a quase todos os estilos. Foi uma fase que se ultrapassou e que agora tudo está caminhando num só sentido, acabar com o isolamento que não leva a lado nenhum.

Eu também reconheço que dentro da pequenez geográfica de Portugal é muito mais fácil juntar as pessoas para se organizarem, ao contrário deste país imenso que é o Brasil. Porém, acho que não é motivo para o não fazerem. 

Eu como representante da JKF Wado-Kai em Portugal, estou habilitado para poder expandir a Wado-Kai tanto em Portugal como fora dele. Portanto, estou devidamente autorizado a fazê-lo e a filiar nesta grande organização quem estiver realmente interessado. Claro que tudo obedece ao cumprimento dos regulamentos da JKF Wado-Kai.
 

Mas o que é a JKF Wado-Kai? 

A Zen Nippon Karaté-Do Renmei Wado-Kai, é o nome da Associação hoje conhecida por J.K.F WADO-KAI.

WA = Paz e Harmonia; DO = Via ou Caminho; RYU = Escola; KAI = Associação. 

A Wado-Kai é o único organismo do estilo Wado-Ryu que faz parte da estrutura da J.K.F – Japan Karatedo Federation, sendo esta a federação Japonesa de todos os estilos que é apoiada pelo governo. Como tal, a Zen Nippon Karaté-Do Renmei Wado-Kai , passou a denominar-se por J.K.FWado-Kai. 

Para os menos informados ou esclarecidos, a Wado-Kai foi criada por Hironori Othsuka, 10º. Dan Meijin, o criador do estilo Wado-Ryu, com a finalidade de agrupar todos os instrutores de Wado. 

O nome original da Wado-Kai , era "Dai Nippon Shinko Club". Em Maio de 1940, participou na celebração da BUTOKUKAI com o nome de Wado-Ryu Karaté Jutsu. Em 1947, é fundado em Tsukiji o dojo "Sanko Dojo"; Em 1952 é regulamentado o Wado-Ryu e é fundado o Dojo Osaki Police Station Budojo,


Em 1954 é feita uma demonstração (embu-kai) nas comemorações do 20º aniversário da Wado-Ryu e da celebração da Zen Nippon Karaté-Do Renmei Wado-Kai, hoje JKF Wado-Kai . 

Depois da primeira demonstração oficial fora do Japão realizada em Londres em 1964, pelos já consagrados mestres Tatsuo Suzuki, Toru Arakawa e H. Takashima, Sensei Hironori Othsuka nomeou em 1965, Tatsuo Suzuki como representante da Wado-Kai na Europa, o qual se radicou em Londres até aos dias de hoje. O próprio Sensei Othsuka deslocou-se ao velho continente em 1968, 1970, 1974 e 1976 para ministrar Estágios e dar o seu apoio aos muitos antigos alunos espalhados pela Europa.

Porém com a morte do Sensei Othsuka em 1982, logo se acentuaram as divisões no estilo, levando à saída da Wado-Kai de alguns Mestres, os quais criaram as suas próprias organizações, caso de Tatsuo Suzuki, Instrutor Chefe Europeu da Wado-Kai desde 1965, saiu em 1988 para criar a WIKF - Wado Internacional Karate-Do Federation, assim como Jiro Othsuka, filho do criador do estilo, fundando a Wado-Ryu Karate-do Renmei em 1983. 

Contudo, apesar de serem mestres conceituados, como dissidentes que são, o Governo Japonês não os reconhece como representantes do estilo Wado-Ryu nem os apoia, o que só acontece com a JKF WADO-KAI.

A partir daqui as pessoas que querem praticar o Wado-Ryu, são livres de escolherem a organização para a qual querem ir. 

A JKF Wado-Kai é nos dias de hoje uma organização que está prestes a atingir os 900.000 membros, e possui neste momento180.000 faixas pretas. Penso que isto diz tudo quanto à sua grandiosidade. Além disso, dispõe de quadros técnicos altamente qualificados e disponíveis para ministrarem cursos dentro e fora do Japão. 

Como membro oficial que sou e autoridade que tenho para engrandecer e expandir a Wado-Kai, terei um especial carinho e empenho fazê-lo neste maravilhoso país irmão. Aqueles que de boa fé quiserem fazer parte desta grande organização que é a JKF Wado-Kai, podem contar com todo o meu apoio, o qual deverá primeiro ser solicitado à associação agora criada aqui no Brasil. 

A partir de agora estão criados todos os mecanismos necessários à oficialização e credibilidade de todos os membros efectivos desta nova Associação, os quais se vão também reorganizar para seguirem novas directrizes e caminharem todos num só sentido. 

Sinceramente que estou verdadeiramente esperançado no sucesso a alcançar por esta nova organização."

© 2018 by ABKW

Endereço: Trav. 4, Bl. 4, Mód. 15, Lj 2

Vicente Pires - BRASÍLIA - DF

maicon@nonoyama.com.br

Tel: (61) 9 8133 3988